Se liga

Aproveite este espaço de informação e interação sobre meio ambiente e juventude! Então se 'loga' aí, leia e nos escreva! Aqui podemos interagir, opinar e nos fortalecer!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Coletivo participa de III CEIJMA-TO

Na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório da Escola de Gestão Fazendária (EGEFAZ) em Palmas, teve início a III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Tocantins (CEIJMA). Participam do evento, cerca de 170 estudantes, alunos (as) eleitos delegados (as) em suas respectivas regionais, com idade entre 11 e 14 anos.

Durante todo o dia os ‘estudantes-delegados’ puderam expor suas idéias e argumentos, para a comissão responsável pela seleção da delegação estadual, sobre as ações desenvolvidas em prol do meio ambiente em suas escolas e comunidades. Nesta Conferência Estadual serão escolhidos 23 delegados, que entre 3 e 8 de abril, em Luziânia, Goiás, representarão o estado na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que por sua vez contará com a participação de 590 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, antigas 5ª a 8ª séries.

Assim como nesta quarta-feira, ao longo de toda a programação do evento, que vai até a próxima sexta-feira, 13, os estudantes participarão de oficinas de rádio, audiovisual, teatro, jornal impresso e música, para que possam, por meio dessas várias formas de comunicação, trabalhar o tema central da Conferência que trata das mudanças ambientais ocorridas a nível local, regional e global, subdividido em quatro sub-temas: terra, fogo, água e ar.

Estiveram presentes no evento Rangel Mohedano, do Programa Juventude e Meio Ambiente (CGEA-MEC) e Leni Bueno, Enraizadora de Educação Ambiental (CGEA-MEC).

“O trabalho pelo meio ambiente deve ser permanente e passado de geração em geração. Uma geração dará continuidade ao trabalho que outra iniciar. A juventude pode ajudar a fomentar esse trabalho em prol das causas ambientais, mas é a classe social brasileira mais fragilizada. Os jovens representam 30% da população brasileira, no entanto são eles que necessitam de apoio, pois muitas vezes estão sem trabalho, por exemplo”, destacou Rangel Mohedano.

Parceiros

A III CEIJMA –TO é uma realização da Secretaria da Educação e Cultura do Estado (Seduc), que tem como parceiros o CJMA-TO, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Saneatins, entre outros.

Nara Moura
Membro CJ-TO

Nenhum comentário: