Se liga

Aproveite este espaço de informação e interação sobre meio ambiente e juventude! Então se 'loga' aí, leia e nos escreva! Aqui podemos interagir, opinar e nos fortalecer!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Juventude e Meio Ambiente - artigo

A relação entre jovens e meio ambiente tem mostrado crescimento constante na sociedade contemporânea, prova disto é o fato das temáticas ambientais terem sido classificadas como a 4ª das 22ª prioridades elencadas pelos jovens brasileiros na Conferência Nacional de Juventude.
Este crescimento se dá principalmente à atuação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJ) e da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA), estes movimentos estimulam, ampliam e potencializam os diálogos e as ações das juventudes brasileiras a nível local e nacional.
Sendo o Coletivo Jovem o principal ator da reflexão e prática da unificação dos temas Juventude e Meio Ambiente a nível local, este tem desempenhado seu papel de movimento socioambiental de maneira cadenciada, introduzindo estas temáticas nos diversos meios da sociedade, tendo enfatizado a criação e a execução de políticas públicas voltadas para os jovens e o meio ambiente. Hoje o CJ, é um dos principais fomentadores e executores destas políticas dentro da sociedade.
Neste contexto, observamos que as questões ligadas a Juventude e o Meio Ambiente estão se expandindo rapidamente entre os jovens e a sociedade, gerando assim, espaços de apredizagem e de transformação socioambiental criados a partir de diálogos participativos e espontâneos, isso modifica a visão da sociedade para com os dois temas, antes discutidos em espaços diferentes e individuais.
A interação entre os jovens e as temáticas ambientais é dinâmico e envolvente que busca nos princípios da democracia promover a troca de idéias, realidades e experiências acerca das questões socioambientais, realizados através de diálogos e articulações, e são fundamentais para a diseminação do aprendizado e do estimulo extraidos deste.
Atualmente, o jovem sente a necessidade de ser crítico e atuante, talvez isto, tenha gerado todo esse comprometimento de uma parcela considerável da Juventude em relação às questões socioambientais. Estamos no caminho correto, mais ainda temos muito o que caminhar para podermos contemplar nossos anseios coletivos como seres humanos conscientes e sensibilizados.
Por Rhannyel Lopes - membro do CJMA-TO

Nenhum comentário: